Gestão e Marketing Cultural

A lógica empresarial aplicada às actividades culturais, seja por necessidade de financiamento, seja na procura de novos públicos ou na fidelização dos já existentes, trouxe novas formas de entender a produção e a distribuição dos bens culturais.

Na universidade, onde surgem cursos especializados de gestão cultural, ou nos departamentos das editoras de livros, produtoras de cinema, editores de discos, produtores de festivais, a componente de gestão e de marketing é um dado adquirido.

Na ideologia da  cultura-mercadoria, entramos na lógica da construção de mercados e de marcas, com as inevitáveis estratégias de comunicação, para criação de acções de sucesso.

Os principais alvos de comunicação nas estratégias de Relações Públicas e de Publicidade dos produtores culturais são os jornalistas, precisamente aqueles que desempenham funções de edição ou de crítica. É fácil perceber o conflito de interesses nestas funções:  os produtores de cultura são fontes de informação imprescindíveis para o jornalista, mas também são fontes “interessadas” no resultado das notícias.

A publicidade paga pelos anunciantes de cultura é indispensável para o financiamento de suplementos culturais onde se fará notícia ou crítica das actividades anunciadas. Disputando um público comum, jornalistas e anunciantes partilham o espaço da cultura, num  difícil equilíbrio de forças.

Esta teia torna-se ainda mais complexa nos casos em que determinados eventos são patrocinados por empresas de outros sectores que não a cultura (por exemplo as empresas de cervejas ou de telecomunicações e os festivais de Verão que elas patrocinam) mas que são grandes anunciantes nos jornais, e não apenas nas páginas de cultura.

O marketing cultural, enquanto estratégia de diferenciação de marcas tem o seu grande argumento de venda no retorno noticioso das acções patrocinadas.

A crescente profissionalização de alguns sectores da economia cultural tem, inevitavelmente, consequências no panorama do jornalismo cultural e no território que cada jornal define como “cultura”.

49 Comments

  1. Pingback: دانلود فیلم جدید

  2. Pingback: Quora.com

  3. Pingback: danny anton

  4. Pingback: agen judi bola

  5. Pingback: pezevenk

  6. Pingback: www.office.com/setup

  7. Pingback: DMPK Studies

  8. Pingback: ADME Assays

  9. Pingback: wietbon online

  10. Pingback: Christ Gospel Church Cults

  11. Pingback: florists winter haven fl

  12. Pingback: Pic link kosmetiktube ru

  13. Pingback: Go link alisexypics com

  14. Pingback: Click here aliassporn com

  15. Pingback: See me big assfuckz com

  16. Pingback: feed hotpics abudhabihottestgirls com

  17. Pingback: Walkie Talkie Test

  18. Pingback: Video link cumnose nakedgirlfuck com

  19. Pingback: Web xxxtube vista-th ru

  20. Pingback: See me teens hotxxmom com

  21. Pingback: Web xxxtube jk-nbik ru

  22. Pingback: Link xvideo park1829 ru

  23. Pingback: Source xtube assfuckz com

  24. Pingback: Web telegra ph I-like-sucking-big-cock-gloryhole-initiations10-11-09

  25. Pingback: url babacams com

  26. Pingback: telegra ph Tureckie-serialy-11-08-6

  27. Pingback: www telegra ph Watch-free-porn-movies-online-XXX-HD-18-11-09

  28. Pingback: Origin alicumshot com

  29. Pingback: Site xxvidos mobi

  30. Pingback: Origin site amateur-sex jivetalk org

  31. Pingback: Video site ooosuita ru

  32. Pingback: Origin optimatd ru

  33. Pingback: Origin site analka jivetalk org

  34. Pingback: sscn.bkn.go.id

  35. Pingback: make money with a iphone

  36. Pingback: Video link ixfap ru

  37. Pingback: pendaftaran cpns 2018-2019 jalur pendidikan

  38. Pingback: Diyala

  39. Pingback: gvk bio news

  40. Pingback: empresa informática

  41. Pingback: warehouse for rent

  42. Pingback: real estate agent

  43. Pingback: www.Eclatant.pt

  44. Pingback: look at more info

  45. Pingback: this article

  46. Pingback: поздравления с днем всех влюбленных в прозе парню

  47. Pingback: смс поздравления в день влюбленных короткие прикольные

  48. Pingback: ����� ������������ � ���� ����������

  49. Pingback: поздравление день влюбленных 2017